Natal Azul
Sempre com o objetivo de transformar e impactar famílias e crianças de comunidades carentes, o Natal Azul celebra seus 21 anos, com gostinho de 20, já que ano passado, devido à pandemia, não houve a grande festa de celebração no fim da campanha. Com mais de 2 mil crianças atendidas, já foram entregues mais de 20 mil brinquedos, 4 mil cestas básicas, 150 mil escovas dentais em kits anuais em 19 festas com teatros, shows com artistas e lanches, além de uma média de 100 voluntários por edição entre colaboradores, pacientes e amigos do Dr. Veit, idealizador da ação social. Em 2021 o tema será “Diferente como a gente” e a ação já beneficiou 26 escolas e instituições do Rio de Janeiro.
Ser diferente como a gente é ser igual independentemente da cor, do gênero, ideologias e crenças ou habilidades motoras e intelectuais. Em um mundo onde a aparência e os padrões falam cada vez mais alto, são diversas as formas de discriminação e exclusão da sociedade, é importante trazer oportunidades e inclusão a todos.
Por isso, o escolhido para embaixador da campanha desse ano não poderia ser diferente. Ele é muito mais que um exemplo. Quebrando todos os paradigmas e padrões da sociedade, Morcego Branco nasceu deficiente físico, com um quadro de Encefalopatia Crônica (paralisia cerebral), agindo diretamente em sua condição motora central, afetando seu tonus, seus movimentos, e consequentemente, sua postura. Entretanto, nada disso foi capaz de segurar seus pensamentos. Seu cognitivo tem 100% de funcionabilidade e Morcego se comunica através de métodos específicos, desenvolvidos para que ele possa conversar e escrever suas letras. O rapper detém a total capacidade de abordar qualquer tema que lhe chame atenção ou que lhe seja questionado, apenas com movimentos da cabeça ou com a utilização de um software capaz de fazer uma leitura ótica, que forma palavras e consequentemente frases do Morcego! É de emocionar.